terça-feira, 15 de março de 2011

Tremor moveu Japão em 4 metros ao leste


Vamos falar de coisa seria agora, o pq gostamos de animes, mais vivemos na realidade.

O terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão na sexta-feira (11) moveu a ilha do país em cerca de quatro metros para o leste. Isso significa que o sistema de monitoramento por satélite, o GPS usado em carros e registros de propriedade, deve ser atualizado com a nova localização da nação, publicou a BBC.

"A rede nacional (japonesa) que define limites de propriedades foi mudada", disse Ken Hudnut, geofísico da agência de geologia dos Estados Unidos, à rede MSNBC. "Cartas náuticas terão que ser revisadas por conta da mudança da profundidade da água", completou.

Tempo passando mais rápido
De acordo com a matéria, o tremor, provavelmente, também diminuiu a duração dos dias em cerca de 1,8 milionésimos de segundo, já que aumentou a velocidade da rotação da Terra. Além disso, o terremoto mudou o equilíbrio da Terra, movendo o planeta em cerca de 16,5 cm em relação ao eixo.

Brian Baptie, da agência geológica britânica (BGS), explicou para a BBC que o tremor aconteceu na Zona de Subducção - região onde duas placas tectônicas se unem. No caso do Japão, a Placa do Pacífico, a leste, está se movendo para oeste sob o Japão. Essa ação mexeu com o leito do oceano, deslocando uma enorme quantidade de água - o que originou uma tsunami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário